Política de Privacidade

A proteção dos seus Dados pessoais é um assunto muito sério para a Portal de Tendências. Essa Política de Privacidade esclarece como coletamos e usamos seus Dados pessoais de acordo com a legislação aplicável.

  1. QUEM É RESPONSÁVEL PELOS SEUS DADOS PESSOAIS?
    A Portal de Tendências é responsável pelo gerenciamento do website www.portaldetendencias.com.br pelos seus dados pessoais.
  2. A QUE ESSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE SE APLICA?
    Essa Política de Privacidade se aplica a todos os seus Dados coletados pela Portal de Tendências, por meio do website ou por outros meios. O site da Portal de Tendências pode conter links de site de nossos parceiros comerciais ou afiliados, que possuem suas próprias políticas de privacidade, pelas quais a Portal de Tendências não possui qualquer ingerência ou responsabilidade.

Essa Política de Privacidade pode ser ocasionalmente atualizada. Por favor, considere a última versão online.

  1. QUAIS DADOS PESSOAIS A Portal de Tendências COLETA?
    Podemos coletar Dados que você nos fornece por meio de vários canais, incluindo websites, meios de comunicação social, eventos, contatos telefônicos, e-mails ou outros. Tais dados podem incluir:
    – Informação de identificação (por exemplo: nome, sobrenome, data de nascimento);
    – Detalhes de contato (por exemplo: endereço postal, e-mail, número de telefone);
    – Cargo ou função na empresa onde você trabalha, se você estiver atuando em um contexto profissional;
    – Registros de correspondência com a empresa e respostas às nossas pesquisas.
    Também poderemos coletar seus Dados por meios automáticos, incluindo Cookies e outros dispositivos de rastreamento. O seu endereço de IP nunca será usado para identificá-lo como uma pessoa física, mas simplesmente nos permitirá determinar a cidade de onde você está conectado. Podemos obter seus Dados de fontes externas, por exemplo, de empresas terceirizadas ou fontes disponíveis publicamente. Esta Política de Privacidade aplica-se a qualquer um destes Dados e, sempre que possível, iremos informá-lo a fonte a partir da qual os obtivemos.
  2. PARA QUAIS PROPÓSITOS USAMOS OS SEUS DADOS?
    Usamos principalmente seus Dados com o objetivo de gerenciar nossos relacionamentos com clientes / possíveis clientes, especialmente para:
    • responder aos seus contatos;
    • gerenciamento de reclamações de serviços;
    • enviar-lhe notícias e informações sobre nossos produtos e serviços que podem lhe interessar;
    • gerenciar programas de fidelidade;
    • realização de pesquisas para melhorar nossos serviços e produtos;
    • organizar concursos;
    • gerar estatísticas para análise de marketing. Podemos processar seus Dados para qualquer outra finalidade específica indicada no momento da coleta de dados.
  3. COM QUE BASE LEGAL USAMOS OS SEUS DADOS?
    Levando em consideração o propósito, seus Dados são processados nos seguintes fundamentos legais:
    • onde é necessário para o cumprimento de um contrato que temos com você;
    • onde é necessário buscar nossos interesses legítimos, incluindo:
    • rede e segurança da informação para proteger seus Dados contra perda, dano ou acesso não autorizado;
    • avaliar nossos serviços através de gravações de chamadas com nossos centros de contato;
    • atividades de marketing direto (exceto quando dependemos do seu consentimento);
    • quando é necessário cumprir uma obrigação legal, especialmente para assistir uma autoridade pública ou um órgão de investigação;
    • onde você deu seu consentimento explícito para propósitos específicos e determinados.
  4. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS SEUS DADOS?
    Podemos compartilhar seus Dados com:
    • outras entidades do Portal de Tendências para fins administrativos internos;
    • nossos fornecedores terceirizados confiáveis para executar uma variedade de serviços comerciais em nosso nome
    • terceiros que possam oferecer serviços relacionados aos nossos próprios produtos e serviços;
    • autoridades judiciais, órgãos estaduais ou órgãos públicos, mediante solicitação e na medida permitida por lei.
    Em todos os casos, compartilharemos seus Dados somente com base na necessidade de cumprimento dos propósitos definidos acima.
  5. ONDE NÓS ARMAZENAMOS OS SEUS DADOS?
    Seus Dados são armazenados em nosso banco de dados ou no banco de dados de nossos provedores de serviços.
  6. COMO NÓS GARANTIMOS A SEGURANÇA E A CONFIDENCIALIDADE DOS SEUS DADOS?
    Estamos empenhados em garantir a segurança dos seus Dados. Para este fim, mantemos medidas técnicas e organizacionais adequadas para evitar, na medida do possível, qualquer destruição acidental ou ilegal, perda, alteração ou acesso não autorizado.
  7. POR QUANTO TEMPO MANTEMOS SEUS DADOS?
    Nós reteremos seus dados pelo período de tempo necessário para atingir o propósito para o qual foram coletados, dentro dos limites estabelecidos pela lei aplicável. Em algumas circunstâncias, podemos manter seus dados por um período de tempo mais longo, a fim de satisfazer requisitos legais, contábeis ou de relatórios.
  8. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS E COMO VOCÊ PODE EXERCÊ-LOS?
    Sujeito à lei aplicável, você pode ter o direito de:
    • Acessar seus Dados;
    • Corrigir e atualizar seus Dados;
    • Apagar seus Dados;
    • Restringir o processamento de seus Dados;
    • Objetar-se ao processamento dos seus Dados, principalmente quando o processamento é baseado em nossos interesses legítimos;
    • Retirar o seu consentimento a qualquer momento;
    • Solicitar o retorno de seus Dados em um arquivo de dados estruturado, seja para você ou para um terceiro, onde seja tecnicamente viável (portabilidade de dados);
    • Apresentar uma reclamação junto da autoridade competente em matéria de proteção de dados.
    Se você deseja exercer um dos seus direitos, por favor envie um email para contato@portaldetendencias.com.br A/C Marketing. Por favor, note que podemos exigir prova de sua identidade e detalhes completos do seu pedido antes de processá-lo. Os Dados serão usados apenas para verificar sua identidade e não serão armazenados por mais tempo do que o necessário para essa finalidade. Nós responderemos em um prazo razoável, de acordo com os regulamentos aplicáveis.

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  • 𝐃𝐖 𝟐𝟎𝟐𝟓 | 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐓𝐞𝐧𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬

Antecipe o futuro do Design e da Arquitetura com os insights mais avançados em Neurodesign e CMF (Color Material Finishing). Aprenda com a expertise da Professora Dra. Marcia Holland @marcia.holland em workshops e masterclasses exclusivos, desenvolvidos para estudantes e profissionais da área que querem incorporar conceitos inovadores nos seus projetos autorais.

Buscar, identificar e compartilhar tendências que transformarão os meios de produção no Design e na Arquitetura é o objetivo que move o Portal de Tendências desde 1988. Ou, em outras palavras, trazer o futuro para o agora. Apresentamos workshops e masterclasses, direcionados aos estudantes e profissionais de Arquitetura e de Design com temas avançados como Neurodesign e CMF – Color Material Finishing.

Nesta edição do DW @dwsemanadedesign, serão apresentados dois Workshops (com 2 turmas) e 2 Masterclasses.

𝐖𝐎𝐑𝐊𝐒𝐇𝐎𝐏𝐒 (carga horária: 2h30)

𝐂𝐌𝐅 𝐋𝐚𝐛 𝐂𝐨𝐥𝐨𝐫 - 𝐎 𝐃𝐞𝐬𝐢𝐠𝐧 𝐒𝐞𝐧𝐬𝐨𝐫𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐂𝐨𝐫 | Dias 10/03 (Turma 1, das 14h às 16h30) e 12/03 (Turma 2, das 14h30 às 17h).

𝐍𝐞𝐮𝐫𝐨𝐝𝐞𝐬𝐢𝐠𝐧 | Dias 11/03 (Turma 1, das 14h às 16h30) e 14/03 (Turma 2, das 14h às 16h30).

𝐌𝐀𝐒𝐓𝐄𝐑𝐂𝐋𝐀𝐒𝐒 (carga horária: 20h)

𝐂𝐌𝐅 - 𝐂𝐨𝐥𝐨𝐫 𝐌𝐚𝐭𝐞𝐫𝐢𝐚𝐥 𝐅𝐢𝐧𝐢𝐬𝐡𝐢𝐧𝐠: 𝐀 𝐄𝐬𝐬ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐂𝐨𝐫𝐞𝐬 | Dias 10 a 14/03, das 9h às 13h.

𝐌𝐀𝐒𝐓𝐄𝐑𝐂𝐋𝐀𝐒𝐒 (carga horária: 12h)
𝐍𝐞𝐮𝐫𝐨𝐜𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐚𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐝𝐚 à 𝐀𝐫𝐪𝐮𝐢𝐭𝐞𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐞 𝐚𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐢𝐠𝐧 | Dias 10 a 12/03, das 17h às 21h.

𝐋𝐨𝐜𝐚𝐥: Os cursos serão ministrados presencialmente no endereço:
QNCO – Questtonó: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 – 1º andar – CEP 01451-001- São Paulo -SP

𝐌𝐚𝐭𝐞𝐫𝐢𝐚𝐥 𝐢𝐧𝐜𝐥𝐮𝐬𝐨: pasta digital com textos, ferramentas e gabaritos, catálogos, certificado, duas cartelas impressas sobre tendências de cores: 2025/27 e um presente: o livro impresso 𝐂𝐌𝐅 (𝐂𝐨𝐥𝐨𝐫 𝐌𝐚𝐭𝐞𝐫𝐢𝐚𝐥 𝐅𝐢𝐧𝐢𝐬𝐡𝐢𝐧𝐠): 𝐀 𝐄𝐬𝐬ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐂𝐨𝐫, de Marcia Holland.

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  • Afinal... o que é o espaço?

Para alguns, a arte de idealizar a arquitetura é a capacidade de criar atributos para que o local seja seguro, confortável, funcional e estético. Mas, o que se percebe visualmente não é o espaço em si, mas os limites definidos tais como as paredes, os tetos, os pisos, as luzes e as sombras, os volumes do mobiliário, as texturas dos tecidos e forrações etc. Tudo isso define os limites, mas não o espaço. A natureza do olho humano e da perspectiva pode resultar em percepções que alteram a compreensão das fronteiras espaciais e do espaço interior promovendo uma outra compreensão do lugar.
Uma das experiências sensoriais mais interessantes, e que trata a plástica da luz de forma dinâmica, é o terminal da United Airlines, no Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare. Nesta obra, elaborada pelo arquiteto Helmut Jahn, há uma fusão entre as luzes, as cores, o som e o movimento das esteiras rolantes. O conceito do projeto é um túnel que liga duas unidades do terminal aéreo internacional, onde a iluminação colorida do neon acende, troca de cores imediatamente junto com outros painéis laterais e apaga acompanhando o ritmo de uma música minimalista. O passageiro, na esteira rolante, aprecia todo o espetáculo. A luz segue a rota do passageiro criando efeitos de ondas e os painéis laterais são coloridos, produzindo um efeito teatral.
Estava em conexão para São Francisco, aguardando a chamada do voo. Aproveitei e fiquei apreciando aquele show inusitado. Conversando descontraidamente com as pessoas, me contaram que aquela experiência representava um distanciamento da realidade concreta, do pavor de voar.
Mais tarde, comentando a experiência com o Prof. Gasperini, cheguei à conclusão que na arquitetura é o deslocamento do usuário ou do habitante que deve ser também considerado. Um corredor num aeroporto poderia promover algo diferente, fantástico, colorido e diferente de tudo que o passageiro vivencia na cidade, na sua habitação e na arquitetura convencional.
Isso não significa que tudo deve ser neon, música e cores psicodélicas, mas Jahn deixa uma lição fundamental: entender as dores do cliente e fazer um convite para uma nova experiência.
  • 𝐎 𝐏𝐑𝐄𝐓𝐎 𝐀𝐁𝐒𝐎𝐋𝐔𝐓𝐎

O desenvolvimento de pigmentos ultra negros tem sido um campo de intensa pesquisa científica e artística nos últimos anos. Esses materiais são capazes de absorver quase toda a luz que incide sobre eles, criando uma aparência de vazio ou ausência de forma. 
O Vantablack, desenvolvido pela empresa britânica Surrey NanoSystems, foi um dos primeiros pigmentos a ganhar destaque, absorvendo 99,965% da luz visível. 

Em 2016, o artista Anish Kapoor adquiriu os direitos exclusivos para uso artístico do Vantablack, o que gerou controvérsias no mundo da arte devido à restrição de acesso a outros artistas na Europa e EUA. A justificativa para essa exclusividade foi que o material é difícil de aplicar e requer condições especiais para ser utilizado, tornando-o impraticável para uso geral. Além disso, Surrey NanoSystems enfatizou que o Vantablack foi originalmente criado para aplicações científicas, como em telescópios e tecnologia militar, e não para outros segmentos industriais em larga escala ou produções de pequeno porte.

Continuando a polêmica, em resposta a essa exclusividade, o artista britânico Stuart Semple desenvolveu o "Black 2.0", um pigmento super preto acessível a todos, exceto a Kapoor. Semple também criou outras cores vibrantes, como o "Pinkest Pink", em uma iniciativa para democratizar o acesso a pigmentos especiais. 

Em 2019, engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciaram a criação de um material ainda mais escuro, capaz de absorver 99,995% da luz, superando o Vantablack. Este novo material é composto por nano tubos de carbono alinhados verticalmente e foi utilizado em uma obra de arte chamada "The Redemption of Vanity", na qual um diamante amarelo de 16,78 quilates foi revestido com o material, fazendo com que a joia parecesse desaparecer na escuridão. 

Esses avanços não apenas impulsionam a ciência dos materiais, mas também provocam debates a acessibilidade e o papel da inovação no mundo contemporâneo.

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  • 𝐓𝐔𝐑𝐌𝐀 𝐅𝐄𝐂𝐇𝐀𝐃𝐀! 

✨ ENCERRAMOS AS INSCRIÇÕES! ✨

O Curso CMF: A Essência das Cores está oficialmente completo! 

🔹 Se você ficou de fora, fique ligado para participar da próxima turma. Muitas novidades a caminho!

🔜 Quer ser avisado da próxima edição? Mande um direct 🔥

Até breve!
  • 𝐂𝐔𝐑𝐒𝐎 𝐂𝐌𝐅: 𝐀 𝐄𝐒𝐒Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐀𝐒 𝐂𝐎𝐑𝐄𝐒
A escolha correta das cores em um projeto de arquitetura ou design de produto resultará em diferentes leituras. Isso porque os estímulos que chegam ao cérebro passarão por processos de associação.
Utilizar as cores de forma segura, intencional e sincronizada para criar os efeitos desejados é hoje um dos maiores diferenciais para profissionais e estudantes. É daí que o CMF - color material - finishing - entra como uma das grandes diretrizes para a escolha e avaliação de cores, materiais e acabamento. 
Alguns aspectos importantes:
• O conceito de CMF (Color-Material-Finishing) não é superficial. Ele nasce com o conceito funcional do produto ou espaço.
• O aspecto emocional das marcas devem apresentar coerência com os produtos e serviços propostos pela empresa.
• A neurociência aponta como são reconhecidos “os elementos de destaque” pelo ser humano.
• A criação, análise perceptiva e personalização estão calcados por metodologias consagradas, superando subjetividades. A indústria paga (e muito caro) por "subjetividades aplicadas em produtos".
• Na criação de cartelas cromáticas, utilizo sistemas internacionais colorimétricos de forma a garantir a reprodutibilidade das cores e padrões. Isso é ciência e tecnologia aliada à estética e propósito.
Se você quiser saber mais sobre CMF Design, em encontros semanais e fazer um curso dinâmico numa plataforma canadense de última geração, acesse o link na bio.

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