O que podemos esperar deste co-branding?

Co-branding é uma estratégia de marketing que utiliza dois ou mais nomes de marcas em um bem ou serviço como parte de uma aliança estratégica. Também conhecido como parceria de marca, um co-branding abrange diferentes tipos de colaborações entre marcas.  Em outras palavras, cada marca contribui com a sua própria identidade para a criação de produtos que contemplam identificadores qualitativos tais como cores, formas e sutilezas de detalhes e ainda, tecnologias inovadoras incorporadas num design diferenciado.

Mas, você pode me perguntar: o que a Tiffany, que agrega conceitos de alto luxo, joias, exclusividade teria como contribuição a uma marca esportiva como a Nike? Geralmente estas uniões ocorrem para combinar forças do mercado, expandir negócios e posicionar novos produtos aumentando a reputação das marcas, lembrando que a Nike direciona esforços para um público jovem e a Tiffany lida prioritariamente com o segmento tradicional sênior.

A questão mais interessante neste processo é como o designer poderá contribuir melhorando o valor percebido e criando produtos inovadores que demonstrem claramente sinergias com base nos pontos fortes e exclusivos de cada marca, superando algo fantasioso, superficial e a mera colagem de labels. Para um verdadeiro co-branding existir, o designer deve aplicar metodologias de projeto consagradas. 

No campo sensorial, estudado em CMF Design (Color-Material-Finish ou Color e Trim na indústria automotiva) capitalizando vantagens únicas de cada parceiro e singularidade do produto. 

No universo semântico, se a cor e a forma se comunicam, como seria uma Ferrari azul Tiffany? Sob o plano das leituras subliminares que tangenciam a marca, talvez ela corra mais devagar…ao sabor dos ventos, apreciando detalhes da paisagem e é romântica. E a Ferrari Vermelha? Superando o motivo do vermelho que a história já contou, a cor é associada à alta velocidade, é masculina, reforça a tecnologia e gera impacto.  Como serão os produtos Nike + Tifanny?

Ficam estas questões para pensar e criar novos conceitos….

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A maneira de projetar espaços e produtos está mudando com base nas últimas descobertas sobre como o cérebro humano percebe e processa as cores e outros estímulos do ambiente.

Neste sentido, os conceitos de CMF: Color-Material-Finishing surgem como forte tendência para auxiliar na construção de projetos de Arquitetura e de Design que harmonizam cores, formas, padrões e texturas para proporcionar experiências cada vez mais ricas para clientes e consumidores.

As principais estratégias para antecipar o impacto psicológico das cores em um projeto são:

1️⃣Compreender os aspectos culturais das cores
É importante considerar as associações culturais e individuais das cores ao planejar as composições. Entender essas associações ajuda a escolher as cores que melhor se alinham com os objetivos pretendidos.

2️⃣Utilizar a psicologia das cores 
Ao compreender a psicologia das cores e sua interação com a luz, os profissionais podem criar atmosferas que estimulem os comportamentos e emoções desejados. 

3️⃣Realizar testes e experimentações
Antes de finalizar as escolhas de cores para um projeto, é útil realizar testes e experimentações para avaliar o efeito delas junto a outros elementos da composição. Esses testes permitem ajustar detalhes importantes conforme necessário.

4️⃣Considerar a função e o uso do espaço
Ao considerar a função e o uso do espaço, é possível escolher cores que melhor atendam às necessidades dos usuários nas condições em que o ambiente será ocupado e utilizado.

Se você quer conhecer e aplicar com segurança os aspectos psicológicos da cor com base em Neurociência e metodologias avançadas, leia o livro 👇 

CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1.

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o evento de lançamento e comprar o seu exemplar autografado.

O lançamento será no dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

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O livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1 é um guia completo para entender como as cores influenciam as percepções e emoções humanas.

E como aplicá-las a favor de seus projetos na Arquitetura e no Design.

Escrito pela Professora Dra. Marcia Holland @marcia.holland, este é o primeiro volume de uma série de três e se dedica ao estudo profundo das cores, tanto em seus aspectos psicológicos e fisiológicos, explorando as nuances, significados e aplicações das cores nos mais diferentes contextos.

O evento de lançamento e início das vendas será no dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Reserve a data na agenda!

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o lançamento e comprar o seu exemplar autografado pela autora Marcia Holland, diretora de pesquisa e inovação do Portal de Tendências.

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O conceito de contraste simultâneo das cores foi inicialmente observado e estudado pelo cientista e teórico da cor Michel Eugène Chevreul no século XIX. 

Chevreul foi um químico francês que trabalhava na fabricação de tapeçarias para a famosa fábrica de Gobelins, em Paris. 

Durante seus experimentos com tingimento de tecidos, ele notou que as cores pareciam diferentes quando vistas ao lado de outras.

Essa descoberta o levou a realizar uma extensa pesquisa sobre como as cores são percebidas pelo olho humano e como diferentes cores interagem entre si.

As descobertas de Chevreul tiveram um impacto significativo em todas as áreas relacionadas ao uso da cor.

Ao compreender e aplicar esse conceito de forma criativa e estratégica, os profissionais de Arquitetura e Design podem criar espaços e produtos mais interessantes, eficientes e funcionais.

Aprofunde-se no universo das cores e aprenda a aplicá-las com segurança em seus projetos.

Leia o livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1.

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Características que os bons Designers têm em comum 👇

1️⃣ Pensam fora do óbvio

Designers que conseguem pensar além dos padrões convencionais são capazes de propor soluções inovadoras e originais, ampliando o valor dos seus projetos e se destacando em um cenário onde a diferenciação é essencial.

2️⃣ Elaboram soluções criativas

Designers criativos têm a habilidade de encontrar inspiração em diversas fontes, explorar novas ideias e abordagens, e transformar conceitos abstratos em soluções tangíveis e eficazes.

3️⃣ São adaptáveis e não param de aprender

A capacidade de se adaptar a novas tecnologias, tendências e demandas do mercado, aliada a uma postura de aprendizado contínuo e busca por aprimoramento profissional, permite que os designers se mantenham atualizados e competitivos ao longo do tempo.

Para atingir os mais diferentes objetivos em projetos de Design, o conhecimento aprofundado das cores e suas aplicações é fundamental.

Utilize os conceitos do CMF para selecionar e utilizar as cores com originalidade e segurança.

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Agora é oficial! 🤩

A sessão de autógrafos e lançamento do livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1 será no dia 16 de maio.

A primeira publicação em língua portuguesa sobre CMF Design terá o início das vendas em um evento presencial, que ocorrerá na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Reserve a data na agenda!

✅ Dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

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