O Lighting Design é uma área de grande importância na arquitetura e no design de interiores. A iluminação deve atender questões funcionais e estéticas.  Porém, ultrapassa a simples localização das fontes luminosas. Um projeto profissional, além de prever pontos, lida com a luz de forma plástica, criando ambientes cujas cores e as formas são valorizadas. Além disso, os atributos da fonte luminosa são estudados minuciosamente: temperatura de cor, índice de reprodução da cor, abertura do facho luminoso, economia, características funcionais, tipos adequados de luminárias, dentre outros.

Uma inspiração selecionada pelo Portal de Tendências é o Museu D’Orsay, em Paris. O projeto demonstra uma visão contemporânea e interdisciplinar de arquitetura. O projeto para a transformação da antiga estação ferroviária D’Orsay em um museu para abrigar coleções da arte francesa do século XIX teve como objetivo não interferir na arquitetura original de 1899. A concepção espacial preservou a qualidade única do volume existente, enquanto estabelece um diálogo equilibrado entre luz natural e artificial.

Os panos de vidro dos arcos que compõem as grandes estruturas metálicas foram preservados fornecendo iluminação natural, além da iluminação zenital da cúpula em berço.

As salas adjacentes à grande galeria foram criadas para exposição de obras de pequeno formato, que requerem condições de luz controladas. A parte arquitetônica visa a quantidade máxima de espaços neutros para permitir a liberdade criativa total para a criação de exposições temporárias. Duas passagens existentes foram preservadas no extremo sul da sala reconectando os visitantes à circulação do museu.

O projeto de iluminação exigia atenção especial: Aulenti não desejava adicionar estruturas ou elementos extras às estruturas pré-existentes de forma a interferir na visão geral do espaço.

Ao mesmo tempo que oferece soluções plásticas nas quais a luz é um importante componente do projeto, não há prejuízo na apreciação das obras de arte. A visualização das formas e cores constitui a primeira premissa. Ao longo do extenso corredor, o observador tem a visão da abóbada em berço, iluminada, valorizando a tonalidade amarelada. O revestimento das paredes é amarelado, mas a fonte luminosa proveniente da sanca apresenta temperatura de cor arroxeada, criando uma faixa contrastante entre a linguagem contemporânea deste primeiro piso e a abóbada restaurada, fielmente restaurada conforme os registros históricos e estratigrafia. No andar superior, há coerência entre o temário artístico exibido, a arquitetura, o espaço e as cores utilizadas. A arquitetura por si, já conduz o expectador ao ambiente de final de século. A cor reforça tal conceito. Portanto, a adoção de um branco com nuances amareladas e um piso bege reforçaram a neutralidade desejada no ambiente. Esta opção foi muito mais adequada que a aplicação de um branco de titânio, cujos componentes azuis arroxeadas criariam contrastes e articulações espaciais indesejáveis sob o ponto de vista funcional.

A concepção das galerias e a transformação arquitetônica da estação em um museu teve de apresentar novas soluções, inclusive de iluminação. Portanto, cuidado com os “neutros”: eles podem ser comportar cromaticamente, fruto de distorções entre a fonte luminosa e o pigmento da tinta ou tonalidade do material do revestimento.

Instagram

  • Siga @portal_detendencias e clique no link da bio para confirmar sua presença no evento de lançamento do livro.

A maneira de projetar espaços e produtos está mudando com base nas últimas descobertas sobre como o cérebro humano percebe e processa as cores e outros estímulos do ambiente.

Neste sentido, os conceitos de CMF: Color-Material-Finishing surgem como forte tendência para auxiliar na construção de projetos de Arquitetura e de Design que harmonizam cores, formas, padrões e texturas para proporcionar experiências cada vez mais ricas para clientes e consumidores.

As principais estratégias para antecipar o impacto psicológico das cores em um projeto são:

1️⃣Compreender os aspectos culturais das cores
É importante considerar as associações culturais e individuais das cores ao planejar as composições. Entender essas associações ajuda a escolher as cores que melhor se alinham com os objetivos pretendidos.

2️⃣Utilizar a psicologia das cores 
Ao compreender a psicologia das cores e sua interação com a luz, os profissionais podem criar atmosferas que estimulem os comportamentos e emoções desejados. 

3️⃣Realizar testes e experimentações
Antes de finalizar as escolhas de cores para um projeto, é útil realizar testes e experimentações para avaliar o efeito delas junto a outros elementos da composição. Esses testes permitem ajustar detalhes importantes conforme necessário.

4️⃣Considerar a função e o uso do espaço
Ao considerar a função e o uso do espaço, é possível escolher cores que melhor atendam às necessidades dos usuários nas condições em que o ambiente será ocupado e utilizado.

Se você quer conhecer e aplicar com segurança os aspectos psicológicos da cor com base em Neurociência e metodologias avançadas, leia o livro 👇 

CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1.

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o evento de lançamento e comprar o seu exemplar autografado.

O lançamento será no dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Preencha o formulário disponível no link da bio para confirmar a sua presença.
  • Siga @portal_detendencias e clique no link da bio para confirmar sua presença.

O livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1 é um guia completo para entender como as cores influenciam as percepções e emoções humanas.

E como aplicá-las a favor de seus projetos na Arquitetura e no Design.

Escrito pela Professora Dra. Marcia Holland @marcia.holland, este é o primeiro volume de uma série de três e se dedica ao estudo profundo das cores, tanto em seus aspectos psicológicos e fisiológicos, explorando as nuances, significados e aplicações das cores nos mais diferentes contextos.

O evento de lançamento e início das vendas será no dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Reserve a data na agenda!

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o lançamento e comprar o seu exemplar autografado pela autora Marcia Holland, diretora de pesquisa e inovação do Portal de Tendências.

Preencha o formulário disponível no link da bio para confirmar a sua presença.
  • Siga @portal_detendencias e clique no link da bio para confirmar sua presença no evento de lançamento do livro.

O conceito de contraste simultâneo das cores foi inicialmente observado e estudado pelo cientista e teórico da cor Michel Eugène Chevreul no século XIX. 

Chevreul foi um químico francês que trabalhava na fabricação de tapeçarias para a famosa fábrica de Gobelins, em Paris. 

Durante seus experimentos com tingimento de tecidos, ele notou que as cores pareciam diferentes quando vistas ao lado de outras.

Essa descoberta o levou a realizar uma extensa pesquisa sobre como as cores são percebidas pelo olho humano e como diferentes cores interagem entre si.

As descobertas de Chevreul tiveram um impacto significativo em todas as áreas relacionadas ao uso da cor.

Ao compreender e aplicar esse conceito de forma criativa e estratégica, os profissionais de Arquitetura e Design podem criar espaços e produtos mais interessantes, eficientes e funcionais.

Aprofunde-se no universo das cores e aprenda a aplicá-las com segurança em seus projetos.

Leia o livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1.

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o evento de lançamento e comprar o seu exemplar autografado pela autora Marcia Holland, diretora de pesquisa e inovação do Portal de Tendências.

O lançamento será no dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Preencha o formulário disponível no link da bio para confirmar a sua presença.
  • Siga @portal_detendencias e clique no link da bio para confirmar sua presença no evento de lançamento do livro.

Características que os bons Designers têm em comum 👇

1️⃣ Pensam fora do óbvio

Designers que conseguem pensar além dos padrões convencionais são capazes de propor soluções inovadoras e originais, ampliando o valor dos seus projetos e se destacando em um cenário onde a diferenciação é essencial.

2️⃣ Elaboram soluções criativas

Designers criativos têm a habilidade de encontrar inspiração em diversas fontes, explorar novas ideias e abordagens, e transformar conceitos abstratos em soluções tangíveis e eficazes.

3️⃣ São adaptáveis e não param de aprender

A capacidade de se adaptar a novas tecnologias, tendências e demandas do mercado, aliada a uma postura de aprendizado contínuo e busca por aprimoramento profissional, permite que os designers se mantenham atualizados e competitivos ao longo do tempo.

Para atingir os mais diferentes objetivos em projetos de Design, o conhecimento aprofundado das cores e suas aplicações é fundamental.

Utilize os conceitos do CMF para selecionar e utilizar as cores com originalidade e segurança.

Leia o livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1.

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o evento de lançamento e comprar o seu exemplar autografado pela autora Marcia Holland, diretora de pesquisa e inovação do Portal de Tendências.

O lançamento será no dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Preencha o formulário disponível no link da bio para confirmar a sua presença.
  • Siga @portal_detendencias e clique no link da bio para confirmar sua presença.

Agora é oficial! 🤩

A sessão de autógrafos e lançamento do livro CMF: Color | Material | Finishing - A Essência das Cores - Volume 1 será no dia 16 de maio.

A primeira publicação em língua portuguesa sobre CMF Design terá o início das vendas em um evento presencial, que ocorrerá na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Reserve a data na agenda!

✅ Dia 16 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

Você pode ter acesso a um dos convites exclusivos para o evento e comprar o seu exemplar autografado pela autora Marcia Holland, diretora de pesquisa e inovação do Portal de Tendências.

Preencha o formulário disponível via link na bio para confirmar a sua presença.