O Lighting Design é uma área de grande importância na arquitetura e no design de interiores. A iluminação deve atender questões funcionais e estéticas.  Porém, ultrapassa a simples localização das fontes luminosas. Um projeto profissional, além de prever pontos, lida com a luz de forma plástica, criando ambientes cujas cores e as formas são valorizadas. Além disso, os atributos da fonte luminosa são estudados minuciosamente: temperatura de cor, índice de reprodução da cor, abertura do facho luminoso, economia, características funcionais, tipos adequados de luminárias, dentre outros.

Uma inspiração selecionada pelo Portal de Tendências é o Museu D’Orsay, em Paris. O projeto demonstra uma visão contemporânea e interdisciplinar de arquitetura. O projeto para a transformação da antiga estação ferroviária D’Orsay em um museu para abrigar coleções da arte francesa do século XIX teve como objetivo não interferir na arquitetura original de 1899. A concepção espacial preservou a qualidade única do volume existente, enquanto estabelece um diálogo equilibrado entre luz natural e artificial.

Os panos de vidro dos arcos que compõem as grandes estruturas metálicas foram preservados fornecendo iluminação natural, além da iluminação zenital da cúpula em berço.

As salas adjacentes à grande galeria foram criadas para exposição de obras de pequeno formato, que requerem condições de luz controladas. A parte arquitetônica visa a quantidade máxima de espaços neutros para permitir a liberdade criativa total para a criação de exposições temporárias. Duas passagens existentes foram preservadas no extremo sul da sala reconectando os visitantes à circulação do museu.

O projeto de iluminação exigia atenção especial: Aulenti não desejava adicionar estruturas ou elementos extras às estruturas pré-existentes de forma a interferir na visão geral do espaço.

Ao mesmo tempo que oferece soluções plásticas nas quais a luz é um importante componente do projeto, não há prejuízo na apreciação das obras de arte. A visualização das formas e cores constitui a primeira premissa. Ao longo do extenso corredor, o observador tem a visão da abóbada em berço, iluminada, valorizando a tonalidade amarelada. O revestimento das paredes é amarelado, mas a fonte luminosa proveniente da sanca apresenta temperatura de cor arroxeada, criando uma faixa contrastante entre a linguagem contemporânea deste primeiro piso e a abóbada restaurada, fielmente restaurada conforme os registros históricos e estratigrafia. No andar superior, há coerência entre o temário artístico exibido, a arquitetura, o espaço e as cores utilizadas. A arquitetura por si, já conduz o expectador ao ambiente de final de século. A cor reforça tal conceito. Portanto, a adoção de um branco com nuances amareladas e um piso bege reforçaram a neutralidade desejada no ambiente. Esta opção foi muito mais adequada que a aplicação de um branco de titânio, cujos componentes azuis arroxeadas criariam contrastes e articulações espaciais indesejáveis sob o ponto de vista funcional.

A concepção das galerias e a transformação arquitetônica da estação em um museu teve de apresentar novas soluções, inclusive de iluminação. Portanto, cuidado com os “neutros”: eles podem ser comportar cromaticamente, fruto de distorções entre a fonte luminosa e o pigmento da tinta ou tonalidade do material do revestimento.

Instagram

  • ÚLTIMAS VAGAS para o curso CMF: A Essência das Cores. 

Este curso de 60h é considerado um dos mais completos sobre CMF - cor, material e acabamento, pois as trilhas de aprendizagem contemplam conceitos com base em neurociência, tendências globais, metodologias avançadas e aplicação real em arquitetura e design.

Para conhecer os diferenciais, acesse o link na bio.

#arquiteturasensorial #cmfdesign #cmfaessênciadascores #coresnaarquitetura #designcompropósito #designdeinteriores
#designestratégico #materiaiseacabamentos #neurodesign #psicologiadascores #projetosdealtopadrão #tendenciasdecores #portaldetendencias #DesignDeProduto #coloretrim #DesignAutomotivo #designdemobiliario #designdeequipamentos
  • 𝐂𝐌𝐅: 𝐀 𝐄𝐬𝐬ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐂𝐨𝐫𝐞𝐬
Ú𝐥𝐭𝐢𝐦𝐚𝐬 𝐯𝐚𝐠𝐚𝐬 | 𝐈𝐧í𝐜𝐢𝐨: 𝟏𝟗 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨

Curso Profissional de 60h para Arquitetos e Designers
com Marcia Holland

CMF é a sigla técnica para COLOR – MATERIAL – FINISHING, ou seja, cor, material e acabamento. São atributos aplicados na arquitetura e no design envolvendo neurociência e design sensorial.
Transforme sua carreira com o conhecimento que une ciência, percepção e sofisticação estética. Aprenda a usar as cores como estratégia de diferenciação em projetos de alto impacto.

O QUE TORNA ESTE CURSO ÚNICO?
•	Coordenação de Marcia Holland, autora do primeiro livro sobre CMF em português, doutora pela FAU-USP e referência profissional e acadêmica na área.
•	Foco total em cor aplicada: da neurociência à estética, da técnica à percepção — com trilhas personalizadas para áreas como interiores, produto, branding e arquitetura urbana.
•	Kit exclusivo enviado à sua casa: tintas com pigmentos especiais, papeis e superfícies para testes e o Diário de Bordo “Jornada das Cores”.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER
•	Fundamentos científicos e perceptivos da cor
•	A Neurociência aplicada ao CMF
•	Psicologia da cor e neurociência aplicada ao design
•	Técnicas de contraste, harmonia e colorimetria
•	Sistemas internacionais de medição e padronização
•	Design sensorial e o as superfícies e os materiais
•	Cartografias cromáticas
•	Laboratório criativo com foco em projetos reais

CERTIFICADO DE EXTENSÃO

DIFERENCIAIS EXCLUSIVOS
•	Ateliê das Cores: laboratório digital com exercícios criativos e mapeamento cromático
•	Tutoria especializada com acompanhamento individual
•	Aulas semanais ao vivo com Marcia Holland
•	CMF Color Club: comunidade fechada de profissionais qualificados
•	Material didático de alto padrão incluso e entregue no seu endereço
•	Condições especiais para professores, ex-alunos e parceiros

ÚLTIMA SEMANA PARA INSCRIÇÃO [ENCERRAMENTO 16/05]
As vagas são limitadas e temos poucos lugares.

INVESTIMENTO FACILITADO
Até 6x sem juros. 
Matrículas via análise de perfil
Preencha o formulário e receba o link para matrícula.
Acesse o LInk na bio

Até lá!
  • 🌈 COLOR HUNT – O FUTURO DAS CORES
com Marcia Holland 🎨

Prepare-se para um mergulho nas tendências cromáticas que vão transformar o design e a arquitetura nos próximos anos.

💥 Uma live gratuita, intensa e cheia de insights sobre o universo sensorial das cores.
📅 Dia 08 de maio | ⏰ 20h | 💻 Ao vivo e online
⚠ VAGAS LIMITADAS!

🔗 Inscreva-se agora pelo link e garanta seu lugar!

https://forms.gle/V4gRYjMAjyumRVzB6
  • Domine o poder do CMF (Color-Material-Finishing).

CMF (Color-Material-Finishing): A Essência das Cores é o curso para quem lida com cores nas áreas profissionais da arquitetura e do design em suas diferentes especialidades. Marcia Holland traz uma metodologia original, prática e aprofundada.

É um curso inovador, provocativo e criativo onde você aprenderá desde os fundamentos da ciência das cores, os elementos da neurociência e a compreensão da cor conforme teorias recentes sobre a percepção sensorial.

📅 Início: 19/05/2025
🕘 Carga horária: 60h | Aulas ao vivo e gravadas.

Garanta sua vaga e leve seu trabalho para outro nível!
VAGAS LIMITADAS!
➡️ Inscreva-se agora! 
https://portaldetendencias.com.br/cursocmf2025
  • Bem-estar emocional

Os estímulos sensoriais são os elementos percebidos pelos sentidos e que influenciam a forma de como vivenciamos um ambiente.
No design de interiores e na arquitetura, criar um equilíbrio sensorial envolve combinar de forma intencional cores, iluminação, materiais e acabamentos para atingir objetivos emocionais e funcionais específicos. Um projeto bem-sucedido não apenas agrada esteticamente, mas também gera conforto, reduz o estresse e proporciona experiências positivas para os usuários.

Conheça o inventário de cores, metodologia para conhecer os atributos positivos e negativos de uma cor para o usuário. Está descrito em detalhes no livro CMF: A ESSÊNCIA DAS CORES.

Acesse o link da bio.

#cmf #CMFDesign #arquitetura #designsensorial #neurodesign #neuroarquitetura #cor #coresnodesign
  • 𝐀 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭â𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐂𝐌𝐅 𝐂𝐨𝐥𝐨𝐫 𝐌𝐚𝐭𝐞𝐫𝐢𝐚𝐥 𝐅𝐢𝐧𝐢𝐬𝐡𝐢𝐧𝐠

O CMF Design, tal como conhecemos hoje, é bem diferente daquele estudado de forma analítica com conceitos separados no tradicional curso de design industrial. O conceito pode ser novo para muitos, mas a sua sistematização nasceu na Bauhaus. No final do século XX, muitas empresas internacionais assumiram a liderança na criação da sua própria equipe de designers de CMF. 
O CMF acrescido da neurociência contribui para a inovação no design do produto e na arquitetura. Uma especificação CMF incorreta gera prejuízos incalculáveis para a indústria. Portanto, CMF não é poesia, apesar de considerarmos a estética como um dos pilares. 
O valor e a importância de estudar o design sob a perspectiva do CMF é que promove uma análise interdisciplinar aliada à fabricação e, principalmente na proposição de conceitos que fortaleçam a sustentabilidade. 

Quer aprender mais? Participe da próxima turma CMF A ESSÊNCIA DAS CORES: um curso inovador com aulas 100% online e uma vez por semana há encontros ao vivo com a Marcia Holland falando sobre tendências e novas teorias. É exclusivamente voltado para designers com diferentes especializações e arquitetos e urbanistas. 
Já recebemos times de diversas empresas brasileiras e multinacionais. Como tem aulas ao vivo, o network e a interação entre colegas ocorre naturalmente. Além disso, você receberá o livro impresso CMF: A Essência das Cores e um kit materiais exclusivos para que a sua experiência seja enriquecedora.
Acesse o link na bio.

Espero por você!

#cmf #cmfdesign #arquitetura #designdeproduto #coresnodesign
#cmfAEssênciadasCores #cursodesignCMF