O que podemos esperar deste co-branding?
Co-branding é uma estratégia de marketing que utiliza dois ou mais nomes de marcas em um bem ou serviço como parte de uma aliança estratégica. Também conhecido como parceria de marca, um co-branding abrange diferentes tipos de colaborações entre marcas. Em outras palavras, cada marca contribui com a sua própria identidade para a criação de produtos que contemplam identificadores qualitativos tais como cores, formas e sutilezas de detalhes e ainda, tecnologias inovadoras incorporadas num design diferenciado.
Mas, você pode me perguntar: o que a Tiffany, que agrega conceitos de alto luxo, joias, exclusividade teria como contribuição a uma marca esportiva como a Nike? Geralmente estas uniões ocorrem para combinar forças do mercado, expandir negócios e posicionar novos produtos aumentando a reputação das marcas, lembrando que a Nike direciona esforços para um público jovem e a Tiffany lida prioritariamente com o segmento tradicional sênior.
A questão mais interessante neste processo é como o designer poderá contribuir melhorando o valor percebido e criando produtos inovadores que demonstrem claramente sinergias com base nos pontos fortes e exclusivos de cada marca, superando algo fantasioso, superficial e a mera colagem de labels. Para um verdadeiro co-branding existir, o designer deve aplicar metodologias de projeto consagradas.
No campo sensorial, estudado em CMF Design (Color-Material-Finish ou Color e Trim na indústria automotiva) capitalizando vantagens únicas de cada parceiro e singularidade do produto.
No universo semântico, se a cor e a forma se comunicam, como seria uma Ferrari azul Tiffany? Sob o plano das leituras subliminares que tangenciam a marca, talvez ela corra mais devagar…ao sabor dos ventos, apreciando detalhes da paisagem e é romântica. E a Ferrari Vermelha? Superando o motivo do vermelho que a história já contou, a cor é associada à alta velocidade, é masculina, reforça a tecnologia e gera impacto. Como serão os produtos Nike + Tifanny?
Ficam estas questões para pensar e criar novos conceitos….