MASTERCLASS
NEUROCIÊNCIA APLICADA À ARQUITETURA E AO DESIGN DE INTERIORES

Público: designers, arquitetos e interessados no assunto.

Projete espaços que conectam ciência e bem-estar! O masterclass CMF e Neurociência aplicada à Arquitetura e ao Design de Interiores revela como o ambiente influenciam emoções, cognição e comportamento do usuário O conteúdo desenvolvido em três dias permitirá você a criar projetos funcionais, confortáveis atendendo claramente o propósito, compreendendo o universo da persona e, com isso, gerando impacto positivo!

Masterclass - Neurociência aplicada à Arquitetura e ao Design de Interiores

Conteúdo da Masterclass

Dia 1

1. Neurociência e percepção espacial: como interpretamos os ambientes
• Como o cérebro processa espaços e formas
• A importância da escala, profundidade e perspectiva
• Ilusões espaciais e suas aplicações na arquitetura
2. Introdução à neuroarquitetura: A ciência dos espaços e do cérebro
• Como o cérebro processa espaços e formas
• A importância da escala, profundidade e perspectiva
• Ilusões espaciais e suas aplicações na arquitetura
3. Luz e Cores: o impacto sensorial e cognitivo na arquitetura
• O efeito da luz natural e artificial no bem-estar
• Psicologia das cores e sua influência no comportamento
• Estratégias para usar luz e cores na criação de atmosferas
CMF – A ESSÊNCIA DAS CORES

Presente exclusivo: o livro impresso CMF (Color Material Finishing) – A Essência das Cores.

Dia 2

4. O Poder da Biofilia: A conexão entre a natureza e a arquitetura
• O impacto dos elementos naturais na saúde mental
• Design biofílico e seus benefícios cognitivos e emocionais
• Como integrar a natureza de forma eficiente nos espaços.
5. Materiais e Texturas: Como o cérebro responde ao toque e à experiência tátil
• O impacto dos materiais na percepção de conforto e segurança
• Neurociência do toque: texturas e sensações na arquitetura
• Escolhas sensoriais para ambientes mais acolhedores
6. Layout e Fluxo Espacial: O cérebro e a navegação nos ambientes
• Como o design influencia a orientação e o deslocamento
• Espaços intuitivos: promovendo funcionalidade e acessibilidade
• Design para reduzir estresse e aumentar a fluidez espacial

Dia 3

7. Acústica e Sons: Como o ambiente afeta a concentração e o bem-estar
• A neurociência do som e sua influência na mente
• Design acústico para espaços de alta e baixa concentração
• Estratégias para minimizar ruídos e criar ambientes harmoniosos
8. Arquitetura e Emoção: Como projetar espaços que geram sensações positivas
• O impacto emocional das formas e dos estilos arquitetônicos
• Ambientes que promovem calma, criatividade ou energia
• Como criar espaços que despertam emoções positivas
9. A Arquitetura para Saúde e Qualidade de Vida
• Ambientes que reduzem o estresse e promovem bem-estar
• A influência do espaço na recuperação e produtividade
• Neurociência aplicada a hospitais, escolas e ambientes de trabalho
10. O Futuro da Neuroarquitetura: Tendências e Inovações
•Como a tecnologia está revolucionando o design arquitetônico
• Inteligência artificial e ambientes responsivos
• O impacto da neurociência na arquitetura do futuro

Investimento: R$ 800,00

parcelado em até 5x sem juros.

Marcia Holland

É formada em artes (FAAP) e arquitetura e urbanismo (Mackenzie), Mestre e Doutora pela FAU-USP, pós-graduação em Neurociências, consumo e marketing (PUC-RS). É especialista em Design Thinking (Ideo), Design Sprint (Knaap), Emotional Design (Norman) e Metadesign. Realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento nas universidades de Harvard, Montreal, Salamanca, State University of New York e Inteligência Artificial pela UNICAMP. É membro do CMG USA – Color Marketing Group. É consultora em diversas empresas brasileiras e multinacionais. Atende empresas têxteis, revestimentos, materiais e produtos nas áreas de design e arquitetura. Holland é uma das poucas profissionais que reúne conhecimentos técnicos e artísticos nas áreas de CMF e neurodesign. É professora universitária há 40 anos. Atualmente, é diretora de pesquisa do Portal de Tendências, membro de diversos comitês consultivos de inovação e conselhos empresariais.

Antecipe a sua inscrição!

Datas e horários: 10 a 12/03/2025 – 17h – 21h

Local: Questtonó QNCO Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 – 1º andar – CEP 01451-001 São Paulo -SP

Material incluso: pasta digital de trabalhos com textos, ferramentas, certificado, duas cartelas de tendências de cores: 2025 e 2026/27.

Vagas limitadas: Para melhor aproveitamento do curso – que contempla muitos exercícios práticos – o Creative Lab limita o número de participantes.
A matrícula prévia é obrigatória. Não são realizadas matrículas no local do evento.